VERSÍCULOS BÍBLICO

Apocalipse

quinta-feira, 20 de junho de 2013

UM RESUMO DO QUE É MAÇONARIA


                                                                                                                                                                                                                                      
                                                                  A MAÇONARIA

Este apêndice é aqui apresentado á guisa de esclarecimento quanto á minha posição concernente ás sociedade secretas, mais particularmente a Maçonaria.
                                        
                                                               O QUE É MAÇONARIA      

A maçonaria é uma sociedade secreta ritualista, incluindo na sua filosofia a auto - alvação do homem. É anticristã quando analisado a luz das Sagradas Escrituras.
Ela não é uma igreja como tal, mas uma organização filantrópica - religiosa.

                                                             UM RESUMO HISTÓRICO

A maçonaria, como atualmente conhecida, surgiu por volta do 1650, na Inglaterra. Nessa época houve um grande declínio na corrida de construções de catedrais na Europa. Isto refletiu profundamente nas muita associações de pedreiros, conhecidos como pedreiros - livres. Essas associações que até então tinha cunha unicamente trabalhista, passaram a ter cunho social, e  posteriormente religioso.

Cerca do ano 1700 surgiram as Lojas ou Oficinas, como são chamados os locais de reunião da Maçonaria. Em 1730 o ingleses introduziram as lojas noa EUA, onde está o maior número de maçons (mais de 4 milhões).


Em atitude de rejeição a estes dados históricos, alguns altores maçons afirmam que a Maçonaria teve seu princípio nos primórdios da antiguidade oriental.


Outros admitem que Hiram Abif, dado como arquiteto do templo de Salomão, foi o seu fundador. Para outros, porém, a Maçonaria surgiu de corporações operarias criadas por Numa, em 715 a.C. Finalmente outros afirmam que as origens maçônicas se perde nas noites dos tempos (Maçonaria Simbólica, de Raul Silva, p.9. Nota do autor).


No Brasil, a Maçonaria teve início nos tempos do Império e contava com mais ou menos 70.000 adeptos na década de 80. Atualmente, estima - se em 230 mil o número de maçons em todo o território brasileiro. Os EUA, a Inglaterra, Brasil, Canadá, Alemanha, Austrália e França estão entre as nações com maior número de maçons e lojas maçônicas. Os EUA contam atualmente com cerca de 2,7 milhões de maçons e 13 mil lojas.

                                                    A ESTRUTURA DA MAÇONARIA

A maçonaria possui dois ritos:

1). o Escocês, indicado na França por imigrantes escoceses; e 

2). o York, indicado na cidade de York, Inglaterra.

O Rito Escocês tem 33 graus, equivalentes aos 10 graus do rito York. Cada grau procura ensinar e elevar o adepto em uma moral.
                                                       
                                                          MAÇONARIA E  RELIGIÃO      


Muito se tem perguntado: será a Maçonaria simplesmente  uma associação filantrópica beneficente, ou também uma religião? Que a Maçonaria é religião, dão provas os escritos e grandes mestres da mesma, dentre os quais destacamos:



''A Maçonaria não é, pois, uma simples instituição filantrópica e social:
é uma ciência, uma filosofia, um sistema moral, uma religião.''
(Estudos sobre a maçonaria Americana, p. 25 - A. Preuss.)

''Filha da ciência e mãe da caridade, fossem todas a instituição como 
tu, ó Santa Maçonaria, e os povos viveriam numa idade de ouro. Satanás
não teria mais o que fazer na terra e Deus teria em cada homem um eleito.''
(A Maçonaria no Centenário 1822 - 1922, Antonio Giusti, p.33)  

''A reunião de uma Loja Maçônica é estritamente religiosa. Os dogmas religiosos 
da Maçonaria são poucos, simples, porém fundamentais.
Nenhuma loja poderia ser regularmente aberta ou encerrada sem oração.'' (The Freemasn's Monitor, I, S. Webb, p. 284.)

''A Maçonaria é a religião universal por que abrange todas as religiões e o 
será enquanto assim fizer. É por está razão, unicamente por ela, que é universal e eterna.'' (Antiga Maçonaria Mística Oriental, p. 67)


MAÇONARIA E SALVAÇÃO 

O escritor maçon L. U. Santos, na sua obra intitulada LITERATURA MAÇÔNICA   CONTEMPORÂNEA, edição de 1948, pagina 32, escreveu: ''Somente a maçonaria é capaz de    
redimir a humanidade, meus irmãos."

A ''salvação'' maçônica fundamenta - se em boas obras que o homem pode praticar. 
Por isso, estimula os seus adeptos a progredir até atingir um padrão moral tal que, ao morrerem,      estejam em condição de habitar na GlÓRIA.  

                                                     JURAMENTO DA MAÇONARIA

Á guia de amostra, vou registrar aqui apenas o juramento do Grau 1 - Aprendiz, da Maçonaria. Os  demais juramentos não são muito diferente. Analise nessa parte, a incoerência entre o real  Cristianismo e a Maçonaria.

JURA DO GRAU 1 - APRENDIZ
''Eu, fulano de Tal, juro e prometo, de livre vontade, pela minha honra e pela 
minha fé, em presença do Supremo Arquiteto do Universo, que é Deus, e
perante essa assembléia de maçons, solene e sinceramente, nunca revelar
qualquer dos mistérios da Maçonaria que me vão ser confiados, senão a um 
bom e legitimo irmão, ou em Loja regularmente constituída, nunca os escrever,
gravar, imprimir  ou empregar outros meios pelos quais possa divulgá - los...
Se violar este juramento, seja - me arrancada a linguá, o pescoço cortado e meu 
corpo enterrado nas areias dos mar, onde o fluxo me mergulhem em
perpétuo esquecimento, sendo declarado sacrilégio para com Deus e 
desonrado para com os homens.''(Ritual do 1º  Grau - Aprendiz; Edição de 1933, 
pp. 34,35.)

É LÍCITO UM CRENTE SER MAÇON

Façamos a pergunta de uma forma mais precisa: ''O crente pode ser maçon sem entrar em    discordância com as doutrinas bíblicas?'' Nesse caso, a resposta é: Não! E explico por que:


1º). É impossível que um crente possa ser fiel aos ritos maçônicos e ao mesmo tempo ser um crente fiel e leal a Cristo (Mt 6.24). Regra geral, quando um maçon crente é instado a optar entre a Loja      Maçônica e a igreja, ele escolhe ficar com a Loja
2º).  É impossível que o crente faça os juramentos da Maçonaria sem co isto estar em                    desobediência ás Escrituras, que dizem:




a) ''... De modo algum jureis ...'' (Mt 5.34).
b) ''Não tomaras o nome do Senhor , teu Deus, em vão...'' (Êx 20.7).
c) O juramento temerário para fazer o bem ou o mal, com risco de vida, é condenado por Deus (Lv                          5.4).

W.J. Erdman, grande expositor  da Bíblia, disse:
''Um cristão não pode pertencer a uma sociedade secreta, á qual se liga por 
juramento, e ser fiel a igreja de Cristo, por que passará a ter intima comunhão
com os homens, muitos dos quais não são regenerados e rejeitam a Cristo
como seu senhor e Salvador. Tais sociedades criam relações artificiais e fictícias,
inteiramente estranhas ao Cristianismo, e são exóticas, quando
quando observadas do ponto de vista humanitário.'' (Testemunhos obre a Maçonaria.)


A POSIÇÃO EVANGÉLICA COM BASE BÍBLICA

Fazendo nossas as palavras de Jesus Cristo, o Metre da Galileia, quando disse:
''... Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus'' (Mt 22.21), queremos dizer que
não negamos á Maçonaria os benefícios que tem proporcionado á humanidade.


 Não podemos negar o que ela tem feito em benefício de nossa Pátria, e a contribuição que deu á    
 Independência da mesma, á extinção da escravatura, á secularização dos cemitérios, á    
 regulamentação do casamento civil, á proclamação da República, ao enino leigo e á separação    
entre a igreja e o Estado.                                                                                                           

Em geral, os maçons são homens dotados das mais destacadas qualidades morais e sociais. São bons cidadãos e exemplares pais de famílias, porém, estas qualidades não fazem a maçonaria uma instituição intocável quando tem de ser analisada a luz da Bíblia Sagrada e da moral pregada e vivida por Jesus Cristo.

Nada tenho contra a Maçonaria como sociedade filantrópica, mas como religião, em face do perigo que representa para a igreja.

Espero que fique entendido que assim como a Maçonaria tem competência de selecionar os seus adeptos, aceitando - os ou vetando - os; a Igreja também tem competência para averiguar aqueles que a compõem no sentido de exercitarem um relacionamento perfeito com Cristo, á parte da        
.Maçonaria.















sábado, 15 de junho de 2013

O ECUMENISMO

O Movimento Ecumênico é um dos mais divulgados movimentos religiosos da atual fase da história eclesiástica, Por isso, se faz necessário tratarmos do mesmo, para podermos, com convicção,tomar posição diante dele.
O QUE É ECUMENISMO

A palavra ecumenismo é de origem grega (oikoumene) e significa a terra abitada, isto é, a parte da terra abitada pelo homem e organizada em comunidades sistemáticas, a saber: vilas, fazendas, cidades, escolas, instituições, etc. Com este significado, a referida palavra aparece no Novo Testamento, em textos como:

Lucas 4.5,6
''E, elevando -o, mostrou - lhe, num monte, todos o reino do mundo
(oikoumene). Disse - lhe o Diabo: Dar - te - ei toda está autoridade e a 
destes reinos, porque ela me foi entregue, e a dou a quem eu quiser.''
Mateus 24.14
''E será pregado este evangelho do reino por todo mundo (oikoumene),
para testemunho a todas a nações. Então, vira o fim.''

No decorrer dos séculos, três diferentes seguimentos do Cristianismo têm e apropriado dessa palavra, reivindicando ecumenicidade.

1º). A igreja Católica Romana afirma ser ecumênica por abranger todo o mundo.

2º). As igrejas ortodoxas do Oriente alegam sua ecumenicidade, apontando sua ligação com a igreja primitiva.

3º). Certas igrejas protestantes, estimuladas pelo ''Ecumenismo de Genebra'', envidam esforços no sentido de unir as igrejas de todo mundo para com isso tornar aparente e visível a união da cristandade.

PROPÓSITO DO ECUMENISMO

Não obstante possuírem elementos distintos, as igreja católica - romanas, ortodoxa e protestante, estão trabalhando para alcançar um ecumenismo amplo e sem fronteiras, e que culmine com a união de toda cristandade. E com o propósito de tornar isto possível, duas duas medidas foram tomadas:

1º). Por iniciativa de algumas igrejas protestantes, em 1938 foi fundado o Conselho Mundial de Igrejas (CMI), com o propósito de colocar sob uma mesma bandeira todos os seguimentos do Protestantismo.

2º). A realização do Concílio Vaticano II, no período 1962/65 onde foi largamente tratada a questão dos ''irmãos separados'' ( uma referência aos protestantes ), e sugerido os métodos para reuni - los num só rebanho.

Devemos reconhecer que a proposta ecumenista da Igreja Católica Romana, feita pelo Concílio Vaticano II, tem um alcance bem maior do que as medias ecumenistas propostas pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI), pois visa congregar num só rebanho toda cristandade. O ponto mai alto da questão ecumenista proposta pela igreja de Roma, consiste num fato de duplo aspecto:

a). Que as igrejas protestante e ortodoxas considerem o fato de terem deixado Catolicismo, pelo que devem voltar ao seio da ''Igreja Mãe'';

b). Que se submetam ao papa de Roma como ''único pastor''.

Evidentemente, para o protestantismo e para a Igreja Ortodoxa, aceitar a política ecumênica do Vaticano, significa renunciar os muitos séculos de luta contra contra o predomínio católico - romano, a adoração ás imagens de escultura, e pretensa infalibilidade papal e demais hábitos e crenças pagãs do Catolicismo Romano, além das inovações e distorções doutrinária da Bíblia. Isso, sem falar nas perseguições e massacres, como os da inquisição.

Após vários anos de relutância contra o Ecumenismo proposto pelo Conselho Mundial de Igrejas, a igrejas ortodoxas da Rússia, Bulgária,, Romênia, e Polônia, tornaram - se membros daquele Conselho, enquanto que a Igreja Católica Romana, até então indiferente e até mesmo suspeita, vem demostrando um profundo interesse pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI).

Na assembléia do Conselho Mundial de Igrejas, reunida em Upsala, Suécia, em 1968, os 15 observadores oficiais da Igreja Católica Romana, foram aplaudidos calorosamente. Inclusive, um deles chegou a dizer que esperava o dia em que sua igreja (isto é, a Católica Romana) se tornasse um dos membros efetivos do Conselho Mundial de Igrejas.

Por todo mundo onde o Conselho Mundial de Igrejas tem a suas filiais, os católicos - romanos e protestantes estão se aproximando cada vez mais, unindo - se em muito projetos e atividades eclesiásticos.

Hoje é muito comum ouvir - se acerca de cultos e de outros eventos religiosos, celebrados por sacerdotes católicos e concelebrados por pastores protestantes, ou vice - vera.

O ECUMENISMO NO BRASIL

No Brasil, o Ecumenismo tem lançado suas bases através do Conselho Nacional de Igrejas, e dele já fazem parte as igrejas Luterana, Episcopal do Brasil, Cristã Reformada e a Católica Romana.

REFUTAÇÃO

O reverendo Alexander Davi, da Igreja Reformada, e professor do Seminário Teológico da Fé, de Gujranwala, Paquistão, abandonou o Conselho Mundial de Igrejas, e justificou a sua ação com as seguintes palavras:

''O Conselho Mundial de Igrejas está nos levando para igreja Católica
Romana. O seu programa expresso é conseguir a união de todas as
denominações protestantes em primeiro lugar; depois a união com a igreja
Ortodoxa Grega, e, finalmente, com a igreja Católica Romana.
''Essa união com a igreja Católica Romana será uma grande tragédia para
a igreja Protestante, porque, em consequência, destruirá o testemunho 
distintivo do Protestantismo. A Igreja Católica Romana não modificou sua 
doutrina desde os dias da Reforma do século XVII, pelo contrário, tem
acrescentado muita tradições e superstições ao seu credo. Portanto, no 
caso de uma união, a igreja Protestante será, em ultima instância, absorvida 
em uma igreja Católica monolítica''. O Presbiteriano Bíblico São Paulo,
Dezembro/1969 a Maio/1970; citado pelo jornalista Abrão de Almeida, 
no eu livro Babilônia, Ontem e Hoje.

A POSIÇÃO EVANGÉLICA

Para melhor explicar a nossa posição diante do Ecumenismo proclamado pelo Conselho Mundial de Igrejas, apoiado pela Igreja Católica Romana, quero adiantar que não podemos aceitá - lo, poque:

1º). A unidade sobre a qual Cristo falou em Jão 17.19-23 tem Cristo e não qualquer outra pessoa ou organização como centro de convergência;

2º). Insisto na absoluta necessidade do  homem nascer de novo através do sangue de Cristo, único meio de salvação, enquanto que o Ecumenismo procura congregar num ''só rebanho'' alvos ímpios, como se nenhuma diferença houvesse entre ambos;

3º). Insisto no cumprimento da ordem missionária de Jesus Cristo, o que só será possível se virmos os homens como Cristo os viu, pecadores perdidos, sujeitos ao inferno, não importando a que religião pertença;

4º). Insisto na unidade da igreja invisível em torno de Jesus Cristo, mas sob a direção do Espirito Santo, independente do que os esforços e a política humana possam fazer;

5º). Creio que o Conselho Mundial de Igrejas e a sua política ecumenista, estão sendo instrumento de Satanás para levantar na terra a super igreja que dará suporte espiritual a carreira do Anticristo (A BESTA) e seu Falso Profeta, após o arrebatamento da Igreja salva, Aleluia !!!
   
DEUS ABENÇOE SUA VIDA AMADO LEITOR
Escrito por Junio silvino de souza
Campus Teol�gico Rev. Dr. Bernhard Johnson Jr.
www.eetad.com.br





           












  

sexta-feira, 7 de junho de 2013

CURIOSIDADES BÍBLICAS O ORGULHO LEVA A RUINA

(Daniel 4.30), ''Falou o rei, e disse: Não é essa a grande Babilônia que eu edifiquei para a casa real, com a força do meu poder, e para glória da minha magnificência?''

O leitor deve observar como as Escrituras são proféticas e se combinam entre si em cada detalhe. Abrindo a nossa Bíblia no livro de Apocalipse, nos capítulos 17.5 e 18.2, verificamos que todos os sistemas ali apresentados continuam com este nome visto no presente texto: ''A GRANDE BABILÔNIA''. - A Babilônia que serviu de cenário ao ministério de Daniel, era a cidade maravilhosa do mundo antigo. Situada no berço da raça humana, próximo á região do Jardim do Éden, edificada a volta da Torre de Babel; foi a primeira sede imperial, e residência favorita dos reis babilônicos, assírios e persas, e mesmo de Alexandre, o Grande. Babilônia foi levada ao apogeu do poder e da glória nos dias de Daniel, por Nabucodonosor, eu amigo, o qual durante seu reinado de 45 anos nunca se cansou de edificar e embelezar seus palácios e templos. AS DIMENSÕES DE BABILÔNIA, dizem historiadores antigos, eram gigantescas. ''Seu muro media  96 Km de extensão, e 24 Km de cada lado da cidade, por 90 metro de altura, e 25 de espessura, medindo seus alicerces 12 metro de profundidade, para que os inimigos não cavassem túneis por baixo deles; construída de tijolos de trita cm quadrados, 8 a 10 cm de espessura;  havia 400 metros de espaço livre entre a cidade e o muro, por todo o seu circuito;o muro era protegido por valas (canais) largas e profundas, cheias de água; havia 250 torres no muro, salas de guarda para soldados, e 100 portões de cobre. O Eufrates dividia a cidade em duas partes quase iguais, ambas as margens protegidas por muros de alvenaria em toda a sua extensão, com 25 porta ligadas a ruas e a barcos de passageiros; uma ponte ponte sobre pilastras de pedra, de 800 metros. Sob o rio passava um túnel de 5 metros de largura e 4 de altura. Escavações de anos recentes  têm confirmado, em grande medida, as descrições aparentemente fabulosas desses historiadores antigos''.

(Daniel 4.31),''Ainda estava a palavra na boca do rei, quando caiu uma voaz do céu: A ti se diz, ó rei Nabucodonosor: Passou de ti o reino''.

Concluo essa postagem dizendo; A bíblia nos mostra que ''a justiça exalta as nações, mas o pecado 
é o opróbrio dos povos'' (Pv 14.34).

Que Deus abençoe sua vida com essa leitura, e que ela acrescente mais em seu conhecimento!!! 









terça-feira, 4 de junho de 2013

OS PERIGOS QUE ESTAVAM SE INFILTRANDO NA IGREJA DE COLOSSO

                                                                          GNOSTICISMO

                                                             (ESPIRITISMO  PRIMITIVO)

A igreja de Colossos começou a aderir a uma doutrina alheia que combinava o Espiritismo na cultura do povo com o ritual da fé judaica. A filosofia resultante disto apresentava um Crito inadequado como senhor e salvador da humanidade.

A maioria dos estudiosos estão familiarizados com o aspecto judaico do Gnosticismo, mas o aspecto espírito, geralmente é menos compreendido. Devemos estudar cuidadosamente os seguintes aspecto desta falsa doutrina, antes de procurar estudar a Epístola aos Colossenses.

MAL E PECADO

Os gnósticos achavam que o espirito era bom e a matéria era má, por isso, eles frequentemente submetiam seus corpos a severa disciplina, ferindo - os propositalmente (Cl 2.21-23). Surpreendentemente, os gnósticos negavam a existência do pecado como um problema moral ou ofensa a Deus (1 Jo 1.8). Apesar de normas rígidas para o corpo, eles  não tinham normas para os atos do coração (Cl 3.5-8). 

Uma achando que Deus nada tinha a ver com o mal (a matéria), eles também achavam que Ele não se preocupava com os homens, nem com os acontecimentos terrestres. Para eles, Deus era impessoal e distante. O homem tinha que tomar a iniciativa para se achegar a Deus, enquanto que Deus não faria nem um esforço para descer ao nível do homem.

A CRIAÇÃO

Era inconcebível para os gnósticos que Deus criasse o mal, e já que a matéria era má, Deus não poderia tocá - la, nem criá - la. Ao invés disto, eles ensinavam que Deus deve ter criado uma força espiritual, ou emanação, a qual criou outra força, está criou outra força, etc., até que, finalmente, o mundo começou a existir. A fonte original era Deus, em quem abitava toda plenitude. Entre Deus e o mundo havia níveis progressivos de poderes inferiores (principados, potestades, anjos, etc.), diminuindo em poder até chegar ao nível do homem, que era o ser mais afastado de Deus, e por isto o que menos sabia sobre Deus.

MEDIADORES - SABEDORIA ESPECIAL

Como Deus estava tão distante do homem, os gnósticos diziam que o homem tinham que adorar os seres espirituais, que eram inferiores a Deus, mas, superiores ao homem. Estes, por sua vez, agiriam como mediadores entre Deus e o homem. (Por exemplo: anjos, em Colossenses 2.18). Geralmente estas forças espirituais eram tidas como hostis para com o homem e tinham o poder de feri - lo. (Veja Colossenses 1.16; 2.10,15.) Embora alguns fossem intermediários da parte de Deus, a maior parte era vistas como hostil  e o único modo de superá - lo era através de um conhecimento especial, e frases mágicas.

A salvação para os gnósticos, consistia em serem libertados das limitações do mundo físico. O modo de obter essa liberdade era através de uma sabedoria oculta, especial (a palavra gnosis, significa sabedoria em grego), e através do abuso do corpo. 
Eles negavam qualquer ressurreição do corpo, por que este era mau. Somente o espírito continuaria após a morte.

CRISTO

Para os homens que acreditavam no Gnosticismo, Cristo estava num plano superior ao do homem, mas não era Deus. Ele não podia ter se tornado carne, por que a carne era má. Ele era apenas um espírito. Também, pelo fato  dEle ter aparecido na terra, que é má, Ele não podia ser Deus. Ele era apenas considerado um espírito, em escala mais alta, lutando, do mesmo modo que os homens, para alcançar a plenitude de Deus.

Note bem que o tema dominante de Colossenses é ''A SUPREMACIA DE CRISTO''.
Completamente consciente destes falsos ensinos, Paulo queria demonstrar claramente que Cristo era o Criador, e que a plenitude de Deus habitava nEle. Paulo queria provar que Cristo realmente  se tornou carne e sangue para salvar a humanidade, e de que Ele era plenamente suficiente para ser nosso salvador (Ele é a Plenitude da Sabedoria), e que Ele havia triunfado sobre todos os principados que pudessem atacar ou ferir os crente.













      

domingo, 2 de junho de 2013

CURIOSIDADES BÍBLICAS O CORPO HUMANO PARTE 1

Diversas palavras hebraicas são traduzidas como '' corpo '', sendo que a principal delas é '' gewyya '', que é usada principalmente no sentido de '' cadáver '', ainda que também e refira ao corpo humano e suas formas de expressões (Gn.47.18). Outras passagens das Escrituras, como, por exemplo: Deuteronômio 28.4, a palavra '' beten '', que significa '' ventre '', é traduzida como '' corpo '' em outras versões. Somos também informados pelos eruditos que Isaías 51.23: '' gewe '' - tem o sentido de '' costas ''. Em Lamentações 4.8, por '' eçem '', que significa '' osso ''.

1. O CORPO

Na estrutura do corpo humano, o que mais nos surpreende e encanta é o seu mecanismo, perfeitamente completo, isso tanto no conjunto quanto em suas partes singulares, tais como:
a perfeição do aparelho circulatório, dos tecidos nervosos,
da estrutura dos olhos e ouvidos,
do nariz: local e posição onde se encontra, da boca, etc.

Outro fato surpreendente diz respeito ao desenvolvimento, do corpo humano. Enquanto o animal nasce, geralmente, com um corpo já perfeito inteiramente pré - fabricado, pelo qual torna - se independente desde os primeiros dias, o homem nasce com um corpo que está ainda em fase de estrutura. Isto é, seu corpo é ainda bastante frágil, privado de qualquer  autonomia, etc.

a) . Por outro lado, o corpo humano é de dimensões gigantescas em vários de seus aspectos:
Calcula - se que o cérebro humano é composto por cerca se '' 9 milhões '' de células nervosas, enquanto que o corpo humano é formado por '' 1 trilhão'' de células. Dentre os muitos dados que podem documentar a complexidade do corpo humano relembramos os seguintes:
'' O comprimento total dos vasos capilares de um homem normal alcança os 100 mil quilômetros, o comprimento dos vasos capilares dos rins é de 60 quilômetros, a dimensão dos capilares abertos e distendidos em superfície forma um total de 6.000 metro quadrados, a superfície dos alvéolos pulmonares em extensão forma quase 8.000 metros quadrados ''.

b) O homem, através do corpo, não só é senhor, de si mesmo, como também graças a ele torna - se senhor do mundo. Assim o corpo torna - se um dos componentes fundamentais do existir, do viver, do conhecer, do desejar, do fazer, do ter, etc. Ou seja, foi criado por Deus como ele - mento essencial do homem. Sem ele, o homem não poderá realizar as seguintes coisas:
não pode alimentar - se,
não pode reproduzir - se,
não pode aprender,
não pode comunicar - se,
não pode divertir - se,
não pode trabalhar,
não pode adorar.

É mediante o corpo que o homem é um ser social. mediante o corpo, o homem é um ser religioso e, por meio deles, suas obras serão um dia aprovadas oú reprovadas diante de Deus (2Co.5.10).

c) Quando vemos nosso corpo sendo '' o templo de DEUS '' (1Co.3.16) o significado do pensamento deve ter a seguinte aplicação:
O homem também é o templo de DEUS, a da mesma maneira tem tês partes. O corpo é como o átrio exterior,ocupando uma posição exterior com sua vida visível a todos. Aqui o homem deve obedecer a cada mandamento de DEUS. Aqui o FILHO de DEUS serve como substituto e morre pela humanidade.

Por dentro está a alma do homem, que constitui a sua vida interior e inclui sua emoção, vontade e mente. Tal é o LUGAR SANTO de uma pessoa regenerada, pois seu amor (fíleo), vontade e pensamento estão plenamente iluminados para que possa servir a DEUS como sacerdote do passado fazia.
No mai interior, além do véu, jaz o SANTO DOS ANTOS, no qual nenhuma luz humana jamais entrou e olho humano algum jamais penetrou.Ele é o '' ESCONDERIJO DO ALTÍSSIMO '' , a habitação de DEUS. O homem não pode ter aceso a ele, a menos que DEUS queira rasgar o véu, como fez por ocasião da morte de CRISTO (Mt 27.51). Ele é o espírito do homem. Este espírito jaz além da consciência própria do homem e acima da sua sensibilidade. Aqui o homem une - se a DEUS e tem comunhão com ELE, mas sempre por meio do corpo.
O alcance deste argumento esboça o seguinte, na presente analogia do corpo como templo de DEUS:
Nenhuma luz é fornecida para o SANTO DOS SANTOS por que DEUS habita ali. E assim está dito: ''...O Senhor disse que habita nas trevas '' (1 Rs 8.12b). No SANTÍSSIMO LUGAR, portanto, era desnecessário a luz porque '' DEUS é LUZ '' e, habitando na '' LUZ INACESSÍVEL '' , '' COBRE - SE DE LUZ como uma cortina '' (Sl 104.2b;1 Tm 6.16;1 Jo 1.5). Já no SANTO LUGAR existia a luz fornecida pelo candeeiro de sete braços.
O átrio exterior fica sob a ampla luz do dia. Todos estes servem como imagens e sombras para uma pessoa regenerada. Seu espírito é como o SANTOS DOS SANTOS habitado por DEUS, onde tudo é realizado pela fé, além da vista, sentido ou entendido pelo cristão. A alma simbolizava o lugar SANTO, poi ela é amplamente iluminada com muitos pensamentos e preceitos racionais, muito conhecimento e entendimento concernente ás coisas do mundo idealistas e terrenal. O corpo é comparado ao átrio exterior, claramente visível a todos. As ações do corpo podem ser vistas por todos. Portanto, o corpo humano é de uma das partes do homem (homem aqui no seu todo) que merece bastante atenção.



    

CURIOSIDADES BÍBLICAS O CORPO HUMANO PARTE 2

2. O USO NEOTESTAMENTÁRIO

No Novo Testamento, portanto, depreende - se muitas vezes o uso do expressivo ''somma'', ou seja: o corpo, em grego, sempre em conotação com o campo religioso.

O vocábulo grego mantém - se bastante próximo do hebraico para evitar o difundido pensamento filosófico da antiguidade que reputava o ''corpo'' como sendo mau, prisão da alma ou razão, a qual é boa, ainda que Paulo emprega a expressão ''corpo do pecado'' como termo teológico paralelo á ''carne'', indicando o local onde opera o pecado.
Entretanto, existe uma distinção mais clara no Novo Testamento ente o corpo, a alma e o espírito (Mt 10.28; 1 Ts 5.23; Hb 4.12; Tg 2.26). Vejamos:

a). O corpo propriamente dito, que é (foi) formado do pó da terra, tem em si ''18'' elementos, e estes são integrantes dos mais variados elementos específicos que compõem a substância do universo físico. Estes elementos são essenciais á vida do homem. Vejamos quais são:

''Mais ou menos 72% de oxigênio, 14% de carbono, 9% de hidrogênio, 5% de nitrogênio; os restantes 3,5% se compõem de pelo menos mais de 15 elementos como cálcio, fósforo, potássio, enxofre, sódio, cloro e vestígios de iodo, cobre, zinco, etc''. Não existe no corpo humano qualquer elemento químico que também não possa ser encontrado na terra. Eis a razão por que disse o CRIADOR: ''...até que te tornes á terra; por que dela foste tomado; porquanto és pó, e em pó te tornarás'' (Gn 3.19b). Somente o oxigênio e encontra no corpo em sua condição elementar; os demais elementos estão em combinação e é impossível separá - los.
Um químico inglês, depois de analisar o corpo humano cuidadosamente, chegou á curiosíssima conclusão:
''Se os elementos do corpo humano pudessem ser separados, fabricaríamos os seguintes objetos: com a gordura, sete sabonetes; com o fósforo, uma caixa de fósforo; com o potássio, tirar uma fotografia de tamanho normal; com o açúcar, adoçar uma xícara de café; com o ferro, fazer um prego; enfim, o valor (segundo este cálculo) químico é de aproximadamente de um dólar''. (Veja a cotação do dólar no câmbio oficial e deduza o valor).
b) No entanto, o bioquímico H. j. Morowitz, da Yale University, eleva esse valor para outra cifra. Vejamos:
''O valor do corpo humano é bastante elevado'' declara o doutor Morowitz. Antes, porém, ele tinha recebido de sua filha uma carta com os seguintes dizeres: ''O valor do corpo humano de acordo com os bioquímicos é apenas avilado em  0.98 de dólar. Estarrecido com o valor insignificante, o doutor Morowitz,
então começou a pesquisar a quantidade e valor de cada elemento químico existente no corpo humano. Essa
pesquisa levou - o a demonstrar que o corpo humano vale mais  - ''seis milhões de dólares''!
Observemos o valor de cada elemento e depois o valor total: fora o 68% (o percentual de água nele existente):

- Hemoglobina: US$258, 00
- Um grama de insulina: US$ 47,50
- Bilirrubina, o pigmento da bílis: US$ 12,00
- DNA, substância existente no núcleo da célula: US$ 76,00
- Colagênio: US$ 15,00
Alguns outros elemento menos comuns, tais como:
- Quínase acetado, substância que ativa uma enzima: US$ 8,860 o grama.
- Fosfatasse alcalina: US$ 225,00
- Ácido hialusônico, a substância que consolida os tecidos: US$ 175,00.
- Bradykinin (Aminoácido): US$ 12.000,00.
O doutor H. J. Morowitz tomou um verdadeiro choque, quando tomou conhecimento do valor do homônio estimulante do folículo: US$ 8.000,000,000,000 de dólares cada grama.
c) Calculado em US$ 254,54 o valor de cada grama dos elementos químicos existente no corpo do homem, Morowitz tomou o peso do seu corpo e dele deduziu 68% (percentagem de água) e, multiplicando o retante pela referida quantia, verificou que o valor exato de uma pessoa humana (valor físico) era de US$ 6.000.015,44.
Tanto os filósofos como nosso Senhor Jesus Cristo se combinam entre si no que diz respeito ao valor da pessoa humana:

FILÓSOFOS: ''O homem não tem preço; é o que existe de mais valor no universo''.

JESUS: ''Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, e perder sua alma? Ou que dará o homem em re - compensa da sua alma?''.  












CURIOSIDADES BÍBLICAS O CORPO HUMANO PARTE 3

3. CONSIDERAÇÃO TEOLÓGICA

Vamos considerar agora os diversos usos da palavra corpo conforme é empregado no Novo Testamento:

a). O CORPO DO PECADO (Rm 6.6). Está frase não justificá a antiga filosofia que ensinava que o corpo é a sede do mal, que deveria, portanto, ser enfraquecido e desprezado. Tal ideia contradiz o testemunho bíblico relativamente ao corpo humano. O pecado não começou com o corpo, mas é, antes, uma vontade rebelde contra Deus e sempre continuará sendo o mesmo. O corpo do cristão, por exemplo, tem inconfundíveis marcas de honra e dignidade.
É para o Senhor e o Senhor é para o corpo(1Co 6.13); também se diz que é templo do Espirito Santo (1 Co 6.15,19); seus membros devem ser devidamente submissos a Deus como ''um sacrifício vivo, santo, etc.'' (Rm 12.1).
Se o corpo fosse a sede do pecado, seria abandonado e não remido: mas foi dito que o Espirito ''vivifica'' esse corpo mortal. portanto, a frase, o corpo do pecado, foi usada em Romanos 6.6 para descrever o ''velho homem'', ou a natureza do pecado. Como o corpo humano expressa a vida do homem, assim o poder do pecado que se expressa pode ser anulado pelo poder do Espirito. O corpo do pecado é, portanto, nada mais do que o poder do pecado a se expressar no corpo físico e mortal.

b). O CORPO DESTA MORTE (Rm 7.24). Novamente está em foco a natureza do pecado, ou aquilo na carne (oãpe) que se opõe a Deus. A luta de Paulo, que testemunhamos neste contexto (Rm 7.15.25), é entre o EGO salvo (hipoteticamente considerada). Ele clama por libertação daquilo que ele compara ''com um corpo morto'' sempre presente com ele. Mais adiante Paulo diz que ele mesmo esmurrava o seu próprio corpo, para colocá - lo em sujeição á vontade de Deus (1Co 9.27).

c). O NOSSO CORPO ABATIDO (Fl 3.21). Ou como diz em outra tradução: corpo miserável ( Edição ''Ave Maria'' - 1960).
Aqui a tradução está totalmente defeituosa, por que nada do que Deus fez é miserável. Essa versão foi apenas para favorecer a ideia pagã quanto ao corpo humano. A tradução ARA diz ''o nosso corpo de humilhação'' (Fl 3.21). E, portanto, este deve ser o sentido exato.

d). O CORPO DE CRISTO (Mt 26.12; Ef 5.30). Nestas duas passagem o sentido ''corpo de Cristo'' tem um sentido duplo.
No primeiro caso, refere - se ao ''seu próprio corpo''.
Enquanto que no segundo, refere - se á sua Igreja. Conclusão: ''Com referência ao corpo humano, podemos  concluir que pela criação é um produto do ''pó'' da terra: ele é sustentado pelos elementos que derivam do pó e retornam ao pó como está predito. Está condenado a morte por causa do pecado que ocasionou a queda. Mas está sujeito a ressurreição ou trasladação pela salvação em Cristo e é tão eterno (nesse sentido) quanto a alma e o espirito do homem''.