VERSÍCULOS BÍBLICO

Apocalipse

domingo, 2 de junho de 2013

CURIOSIDADES BÍBLICAS O CORPO HUMANO PARTE 1

Diversas palavras hebraicas são traduzidas como '' corpo '', sendo que a principal delas é '' gewyya '', que é usada principalmente no sentido de '' cadáver '', ainda que também e refira ao corpo humano e suas formas de expressões (Gn.47.18). Outras passagens das Escrituras, como, por exemplo: Deuteronômio 28.4, a palavra '' beten '', que significa '' ventre '', é traduzida como '' corpo '' em outras versões. Somos também informados pelos eruditos que Isaías 51.23: '' gewe '' - tem o sentido de '' costas ''. Em Lamentações 4.8, por '' eçem '', que significa '' osso ''.

1. O CORPO

Na estrutura do corpo humano, o que mais nos surpreende e encanta é o seu mecanismo, perfeitamente completo, isso tanto no conjunto quanto em suas partes singulares, tais como:
a perfeição do aparelho circulatório, dos tecidos nervosos,
da estrutura dos olhos e ouvidos,
do nariz: local e posição onde se encontra, da boca, etc.

Outro fato surpreendente diz respeito ao desenvolvimento, do corpo humano. Enquanto o animal nasce, geralmente, com um corpo já perfeito inteiramente pré - fabricado, pelo qual torna - se independente desde os primeiros dias, o homem nasce com um corpo que está ainda em fase de estrutura. Isto é, seu corpo é ainda bastante frágil, privado de qualquer  autonomia, etc.

a) . Por outro lado, o corpo humano é de dimensões gigantescas em vários de seus aspectos:
Calcula - se que o cérebro humano é composto por cerca se '' 9 milhões '' de células nervosas, enquanto que o corpo humano é formado por '' 1 trilhão'' de células. Dentre os muitos dados que podem documentar a complexidade do corpo humano relembramos os seguintes:
'' O comprimento total dos vasos capilares de um homem normal alcança os 100 mil quilômetros, o comprimento dos vasos capilares dos rins é de 60 quilômetros, a dimensão dos capilares abertos e distendidos em superfície forma um total de 6.000 metro quadrados, a superfície dos alvéolos pulmonares em extensão forma quase 8.000 metros quadrados ''.

b) O homem, através do corpo, não só é senhor, de si mesmo, como também graças a ele torna - se senhor do mundo. Assim o corpo torna - se um dos componentes fundamentais do existir, do viver, do conhecer, do desejar, do fazer, do ter, etc. Ou seja, foi criado por Deus como ele - mento essencial do homem. Sem ele, o homem não poderá realizar as seguintes coisas:
não pode alimentar - se,
não pode reproduzir - se,
não pode aprender,
não pode comunicar - se,
não pode divertir - se,
não pode trabalhar,
não pode adorar.

É mediante o corpo que o homem é um ser social. mediante o corpo, o homem é um ser religioso e, por meio deles, suas obras serão um dia aprovadas oú reprovadas diante de Deus (2Co.5.10).

c) Quando vemos nosso corpo sendo '' o templo de DEUS '' (1Co.3.16) o significado do pensamento deve ter a seguinte aplicação:
O homem também é o templo de DEUS, a da mesma maneira tem tês partes. O corpo é como o átrio exterior,ocupando uma posição exterior com sua vida visível a todos. Aqui o homem deve obedecer a cada mandamento de DEUS. Aqui o FILHO de DEUS serve como substituto e morre pela humanidade.

Por dentro está a alma do homem, que constitui a sua vida interior e inclui sua emoção, vontade e mente. Tal é o LUGAR SANTO de uma pessoa regenerada, pois seu amor (fíleo), vontade e pensamento estão plenamente iluminados para que possa servir a DEUS como sacerdote do passado fazia.
No mai interior, além do véu, jaz o SANTO DOS ANTOS, no qual nenhuma luz humana jamais entrou e olho humano algum jamais penetrou.Ele é o '' ESCONDERIJO DO ALTÍSSIMO '' , a habitação de DEUS. O homem não pode ter aceso a ele, a menos que DEUS queira rasgar o véu, como fez por ocasião da morte de CRISTO (Mt 27.51). Ele é o espírito do homem. Este espírito jaz além da consciência própria do homem e acima da sua sensibilidade. Aqui o homem une - se a DEUS e tem comunhão com ELE, mas sempre por meio do corpo.
O alcance deste argumento esboça o seguinte, na presente analogia do corpo como templo de DEUS:
Nenhuma luz é fornecida para o SANTO DOS SANTOS por que DEUS habita ali. E assim está dito: ''...O Senhor disse que habita nas trevas '' (1 Rs 8.12b). No SANTÍSSIMO LUGAR, portanto, era desnecessário a luz porque '' DEUS é LUZ '' e, habitando na '' LUZ INACESSÍVEL '' , '' COBRE - SE DE LUZ como uma cortina '' (Sl 104.2b;1 Tm 6.16;1 Jo 1.5). Já no SANTO LUGAR existia a luz fornecida pelo candeeiro de sete braços.
O átrio exterior fica sob a ampla luz do dia. Todos estes servem como imagens e sombras para uma pessoa regenerada. Seu espírito é como o SANTOS DOS SANTOS habitado por DEUS, onde tudo é realizado pela fé, além da vista, sentido ou entendido pelo cristão. A alma simbolizava o lugar SANTO, poi ela é amplamente iluminada com muitos pensamentos e preceitos racionais, muito conhecimento e entendimento concernente ás coisas do mundo idealistas e terrenal. O corpo é comparado ao átrio exterior, claramente visível a todos. As ações do corpo podem ser vistas por todos. Portanto, o corpo humano é de uma das partes do homem (homem aqui no seu todo) que merece bastante atenção.



    

Nenhum comentário:

Postar um comentário