VERSÍCULOS BÍBLICO

Apocalipse

quinta-feira, 16 de maio de 2013

MOONISMO UM PERIGO PARA A IGREJA E PARA A FAMÍLIA




MOONISMO, ou ''ASSOCIAÇÃO DO ESPIRITO SANTO para a UNIFICAÇÃO DA CRISTANDADE MUNDIAL'' , também chamado de ''IGREJA DA UNIFICAÇÃO'', foi fundada por SUN MYANG MOON. na CORÉIA DO SUL, em 1954, e em 1973, nos EUA. Já em 1976 proclamava ter TER ENTRE 500 MIL A 2 MILHÕES DE MEMBROS, radicados principalmente na CORÉIA DO SUL E NO JAPÃO, com manifestações também na EUROPA.




RESUMO HISTÓRICO DO MOONISMO


SUN MYANG MOON,fundador da ''ASSOCIAÇÃO DO ESPIRITO SANTO PARA UNIFICAÇÃO DA CRISTANDADE MUNDIAL'', nasceu em 6/01/1920, no vilarejo de KWANGJU SANGSA RI, CORÉIA (DO NORTE). Casou com SUN CHOI, em 1994, de quem se divorciou em 1957. Casou-se novamente, com HALK JA HAN MOON, EM 1960.




A exemplo de JOSEPF SMITH, fundador do MORMONISMO, MOON fundamenta as suas crenças e ensinos em alegadas '' REVELAÇÕES'' que diz ter recebido de DEUS quando ainda criança. No seu LIVRO PRINCÍPIO DIVINO,MOON conta que desde de infância, clarividente, isto é, podia ver através do espírito da pessoas. Quando tinha 12 anos, começou a orar para que coisas extraordinárias começassem a acontecer. Conta o próprio MOON que, num DOMINGO DE PÁSCOA, quando tinha apenas 16 anos, ele teve uma visão na qual JESUS lhe aparecera dizendo: '' TERMINA A MISSÃO QUE EU COMECEI.''

(TEOLOGIA DA UNIFICAÇÃO,p.19).




MOON procurou se preparar para o cumprimento dessa missão, através do estudo das seitas e dos cultos populares do JAPÃO E DA CORÉIA.Foi assim que, em 1946, começou a pregar sua própria versão do CRISTIANISMO MESSIÂNICO. Á média que a seita crescia, MOON enfrentava problemas morais e comas autoridades coreanas, no que culminou com a sua excomunhão pela igreja PRESBITERIANA, em 1948.




ENSINOS DE MOON




De acordo com PRINCÍPIO DIVINO, O LIVRO '' SAGRADO'' DAS REVELAÇÕES DE MOON, DEUS queria que ADÃO E EVA se casassem e tivessem dois filhos perfeitos, estabelecendo assim O REINO DE DEUS NA TERRA. Mas Satanás, encarnado na serpente, seduziu EVA, que por sua vez transmitiu sua impureza para ADÃO, causando, então, a queda do homem. Por isso, DEUS mandou JESUS CRISTO ao mundo, para redimir a humanidade do pecado. Mas JESUS morreu na cruz, antes de ter podido casar-se e tornar-se pai de uma nova raça de filhos perfeitos. Agora chegou um novo tempo para um novo CRISTO, que finalmente cumprirá os desejos de DEUS.




Como podemos ver, o ensino de MOON desvirtua a obra de CRISTO e anula aquilo que o EVANGELHO diz, já que, segundo ele,MOON, e não salvar a todos os homens. Este ensino é anti-bíblico,satânico e repudiante a todo cristão verdadeiro.




PENSAMENTOS DE MOON




MOON não se identifica como o novo MESSIAS, mas diz que este,tal como ele próprio, nasceria na CORÉIA (DO NORTE), em 1920. Não obstante, muitas das suas declarações querem o identificar ora como DEUS, ORA COMO SATANÁS, ORA COMO O ANTICRISTO. Todos estes pronunciamentos contradizem as ESCRITURAS, como vamos ver a seguir:




MOON “ Eu sou o vosso cérebro.’’ “ O que eu desejar, deve ser o que vós haveis de desejar.” “ Minha missão é dar novos corações a novas pessoas.” “ De todos os santos enviados á terra por Deus, creio ter sido eu o que até hoje obteve maiores sucessos.” “ Tempo virá em que as minhas palavras terão quase o mesmo valor que a leis. E tudo aquilo que eu pedir terá de ser feito.” “ O mundo está nas minhas mãos. E eu conquistarei e subjugarei todo o mundo.” “ Estou pondo as coisas em ordem, para que possamos cumprir os desejos de Deus. Todos os obstáculos que vos venham a ser opostos devem ser aniquilados.” “ Nossa estratégia é nos unirmos como se fôssemos uma só pessoa. Só assim poderemos vencer o mundo inteiro.”




BÍBLIA “ Eu SOU o SENHOR, teu DEUS...”(Êx 20.2) “... O filho do homem... Não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.”(Mt 20.28) “ Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o perdido.” “ Porque não ousamos classificar-nos com alguns que se louvam a si mesmos; ele medindo-se consigo mas mesmos e comparando-se consigo mesmos, revelam insensatez.”(II Co 10.12) “ Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que Ele, em tempo oportuno, vos exalte.”( I Pe 5.6) “ Ao Senhor pertence a terra e tudo o que ela se contem, o mundo e os que nele habitam.” (Sl 24.1) “... Eis que eu vos envio como cordeiros para o meio de lobos.” (Lc 10.3– Cf.Is 42.1-3) “ Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo, e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é o que vence o mundo, se não aquele que crê ser Jesus o Filho de DEUS?” (I Jo 5.4-5)




O MOONISMO



Quando se mudou para os EUA em 1973, SUN MYANG MOON proclamou '' A NOVA IDADE DO CRISTIANISMO '', em conferências, banquetes e comícios, culminando com uma concentração no MADISON SQUARE GARDEN DE NAVA YORK, em 1974. No seu discurso, ele deu a sua própria versão da queda do homem e da vinda do MESSIAS ESPERADO: '' ESTA É A VOSSA ESPERANÇA... A UNICA ESPERANÇA DOS EUA E DO RESTO DO MUNDO.''




FANATISMO MOONITA




Em geral, os moonitas, ou erguidores de MOON, cedo assumem a responsabilidade de fazer '' EVANGELISMO'' nas esquinas.As pessoas mais visadas nestes casos são as que se mostram solitárias. Estas ao serem atraídas, são convidadas para uma conferência da seita, para jantares, para passar um fim de semana num dos centros da comunidade, para estudo.




LAVAGEM CEREBRAL




Esses fins de semana obedecem a um programa rigidamente estruturado, exaustivo, com pouco tempo para dormir e nenhum para refletir. Os neoconvertidos passam por uma verdadeira lavagem cerebral, que envolve uma média de seis a oito horas preleções teológicas baseadas no PRINCÍPIO DIVINO, livro que contém as visões de MOON. Na preleção final, aprendem que DEUS mandou MOON para alvar o mundo em geral, e a eles próprios pessoalmente.




Dentre os adeptos da seita, alguns continuam a fazer seus cursos ou a exercer seus empregos, mas, á noite ou durante os fins de semana, trabalham para a seita; vários deles dando á está uma parte do seu salários. Os que trabalham com tempo integral, geralmente frequentam seminários que duram de 3 a 16 semanas.




PROBLEMAS FAMILIARES




Durante os primeiros meses de experiência religiosa, os novos membros da seita freqüentemente recebem telefonemas de pais, parentes e amigos, pedindo que voltem ao seu convívio. Quando alguns deles vacilam, os seus discipuladores lhes dizem seus pais, parentes e amigos são agora inimigos a serviço de SATANÁS.




No Brasil, muitas família tem tido graves problemas com seus filhos que se tem deixado envolver pelo MOONISMO. Já houve casos em que pais acompanhados de policiais, invadiram templos da seita no RIO DE JANEIRO e em SÃO PAULO para arrebatar a força, seus filhos que estão sendo programados por programadores da SEITA.


DUAS PARTICULARIDADES DOUTRINARIA



Dentro do complexo quadro doutrinário do MOONISMO, para efeito de estudo,quero destacar dois pontos apenas:


1º. Uma das principais exigência do REVERENDO MOON aqueles que se convertem ao MOONISMO, é que o neoconverso adote a CORÉIA como sua pátria mãe, á qual deve jurar lealdade e amor. Assim, um brasileiro, por exemplo, que se converte ao MOONISMO,não tem mais deveres para com o Brasil. Evidentemente, está tem sido a principal razão do repúdio das autoridades de muitos países ao MOONISMO.


2º. Outro princípio inviolável do MOONISMO é que, quando um dos MOONITAS for considerado apto para o casamento, deve ter dado pelo menos sete anos de leais serviços para a promoção da seita, e ainda assim precisa de permissão do REVERENDO MOON para poder contrair núpcias.


Os MOONITAS em idade de se casar, podem propor parceiros ou parceiras de sua própria escolha, mas a decisão final é do REVERENDO MOON, que pode até escolher noivos ou noivas inteiramente desconhecidos um do outro. OS MOONITAS recém-casados devem viver inteiramente separados durante os primeiros 40 dias. Devido aos conflitos familiares e governamentais que tudo isso vem acarretando, forçosos é mudarem essas normas anormais.


REFUTAÇÃO


A história de MOON tem muita semelhança com a história de muitos fundadores das demais seitas.Envolve sempre os mesmos princípios, como é mostrado a seguir:


1º. Foram ‘’ iluminados desde de crianças ’’.


2º. Tiveram algum tipo de visão, iluminação, aparição, etc.


3º. Foram escolhidos para o desempenho de uma ‘’ nova missão ‘’.


4º. Foram dotados de ‘’ dons ‘’ extraordinários.


5º. Alegam que BUDA, JESUS, MAOMÉ ou qualquer divindade pagã é a origem da sua mensagem,


6º. Têm uma mensagem diferente das demais até agora conhecidas.


7º.Vão revolucionar o mundo.


8º. Pretendem agrupar todas as religiões fazendo-as um só rebanho.


Chegando a uma conclusão,geral a esse respeito, homens como SUN MYAG MOON que escreveu o APÓSTOLO JUDAS, NOS VRC 12.13 DA SUA EPÍSTOLA: ‘’Estes homens são como rochas submersas, em vossas festas de fraternidade, Banqueteando-se juntos sem qualquer recado, pastores que a si mesmos se apascentam; nuvens sem água impelidas pelos ventos; árvores Em plena estação dos frutos, destes desprovidas, duplamente mortas, desarraigadas; ondas bravias do mar, que espumam suas própria sujidades; estrelas errantes, para as quais tem sido guardada a negridão das trevas,para sempre ‘’. Durante os restantes anos, MOON construiu um verdadeiro império industrial nos EUA, graças aos donativos arrecadados pelos seus seguidores. Entrementes, o governo americano resolveu processá-lo por sonegação de impostos. MOON tentou fugir do pais em 1981, mais foi preso e cumpriu pena até 1985, quando foi libertado.

Conclusão

O apostolo Paulo, falou a respeito desses falsos mestres, nas epístolas patorais (2º.Tm.3.1-9).

2 comentários:

  1. Paz Junio.
    Quando eu era criança, na igreja Quadrangular em Barueri, um pessoalzinho desse Moon foi lá dizendo que eram evangélicos e tal, e com muita sutileza tiraram metade da igreja, entre eles muitos jovens fervorosos que iriam ser pregadores e missinários.

    Paz e Cristo.
    Ezequiel Domingues

    ResponderExcluir
  2. Paz irmão Ezequiel, essa seita é bem perigosa , Deus abençoe pelo comentário.

    ResponderExcluir